Conceito de amor na dança do Huayño

Autores

DOI:

https://doi.org/10.35319/ajayu.212238

Palavras-chave:

Huayño, Dança, Amor, Cultura, Aymara, Folklore, Bolívia

Resumo

Histórica e psicologicamente, a noção de relação amorosa se transforma e muda a cada época e conforme a região. Nesse sentido, o presente trabalho se concentra em definir o conceito de amor na dança Huayño, a dança mais representativa e antiga da cultura Aimará. Para responder aos objetivos, como ferramenta de estudo qualitativo, são realizadas entrevistas em profundidade com diretores de grupos de dança folclórica boliviana que têm mais de vinte e cinco anos de experiência como estudiosos da dança. Na dança Huayño, na época pré-colonial, o amor era simplesmente fátuo ou tolo, pois estava mais ligado à paixão e menos ao compromisso. Na época contemporânea, o significado do amor é dominado pelo sentido de compromisso e intimidade, trata-se então de um amor de companheiros. A notável divisão das épocas pré-colonial e contemporânea, e a evolução do conceito de amor entre elas, marcadas pela chegada da colonização espanhola, é o resultado desta pesquisa realizada em torno da dança Huayño.

Downloads

Não há dados estatísticos.

##plugins.generic.jatsParser.article.fulltext.availableLocales## English. Español (España).

Biografia do Autor

Christian Damian Cuevas-Pérez , Universidad Católica Boliviana

Investigador Boliviano.

Vaneska Cindy Aponte-Daza, Universidad Católica Boliviana

Investigadora boliviana, psicóloga, psicoterapeuta individual, de pareja y familia. 

Bismarck Pinto T, Universidad Católica Boliviana

Investigador boliviano, escribio y colaboro en mas de 50 artículos, terapeuta familiar, docente a tiempo completo de la Universidad Católica Boliviana "San Pablo" La Paz, docente de pregrado y posgrado de la carrera de Psicología. Fallecio el 2022, dejando articulos y libros como legado de sus estudios.

Referências

Albó, X. (1972). Esposos, suegros y padrinos entre los Aymaras. La Paz: Cipca.

Albó, X., Greaves, T. y Sandoval, G. (2016). Chukiyawu: la cara aymara de La Paz I: El paso a la ciudad. Obras selectas Tomo IV: 1979-1987. La Paz: Editorial 3600.

Araoz, R. (2010). Percepción subjetiva de bienestar al bailar en el Carnaval de Oruro. La Paz: Universidad Católica Boliviana “San Pablo”.

Baumeister, R., & Leary, M. (2017). The need to belong: Desire for interpersonal attachments as a fundamental human motivation. Interpersonal development, 57-89. https://doi.org/10.4324/9781351153683 DOI: https://doi.org/10.4324/9781351153683-3

Carter, W., & Mamani, M. (1989). Irpa Chico. Individuo y comunidad en la cultura Aymara. La Paz: Juventud.

Delgado, G. (2010). Conceptos y metodología de la investigación histórica. Revista Cubana de salud pública, 36(1), 9-18. Recuperado de: https://www.scielosp.org/article/ssm/content/raw/?resource_ssm_path=/media/assets/rcsp/v36n1/spu03110.pdf DOI: https://doi.org/10.1590/S0864-34662010000100003

Butter, M., Veloso, A., & Aguilera, E. (2009). Observatorio virtual basado en un modelo pedagógico de gestión del conocimiento para innovar en educación. Innovación Educativa, 9(47), 73-90. Recuperado de https://www.redalyc.org/pdf/1794/179414895008.pdf

Cid, F. (2011). Los cuatro componentes de la relación de pareja. Revista electrónica de psicología Iztacala, 14(1), 321-332. Recuperado de https://www.researchgate.net/profile/Fernando-Maureira-Cid/publication/271328168_Los_cuatro_componentes_de_la_relacion_de_pareja/links/54c57d7b0cf219bbe4f50890/Los-cuatro-componentes-de-la-relacion-de-pareja.pdf

Coopper, V., & Pinto, B (2008). Actitudes ante el amor y la teoría de sternberg. Un estudio correlacional en jóvenes universitarios de 18 a 24 años. Ajayu. Órgano de Difusión Científica del Departamento de Psicología. Universidad Católica Boliviana “San Pablo”, 6(2), 181-192. Recuperado de http://www.scielo.org.bo/pdf/rap/v6n2/v6n2a4.pdf

Costas, J. (1967). Diccionario del folklore boliviano. La Paz: Universitaria.

Forero-Jiménez, M. (2019). Modelo de responsabilidad social universitaria: una propuesta para las instituciones colombianas. Revista de Investigación, Desarrollo e Innovación, 9(2), 249-260. https://doi.org/10.19053/20278306.v9.n2.2019.9160 DOI: https://doi.org/10.19053/20278306.v9.n2.2019.9160

García, S. (2018). Terapia sistémica aplicada a un caso de akt´ aña en una familia Aymara: Estudio de caso. Ajayu. Órgano de Difusión Científica del Departamento de Psicología. Universidad Católica Boliviana “San Pablo”, 16(1), 31-60. Recuperado de https://ajayu.ucb.edu.bo/a/article/view/40/38

Mariño, C. (2013). “Amt’añ thakhi” en Socoroma: significado y expresiones del uso de la memoria en una comunidad Aymara del norte de Chile. Confluence. Rivista di Studi Iberoamericani, 5(1), 136-157. https://doi.org/10.6092/issn.2036-0967/3765

Olaz, Á. (2012). La entrevista en profundidad: justificación metodológica y guía de actuación práctica. Málaga: Septem Ediciones.

Pinto, B. (2008). Concepto de amor y personalidad en universitarios Aymaras del departamento de La Paz. La Paz: Universidad Católica Boliviana “San Pablo”.

Pinto, B. (2018). La psicoterapia sistémica en acción. La Paz: Universidad Católica Boliviana “San Pablo”.

Pinto, B. (2019). El amor romántico en las danzas y canciones de la fiesta del Gran Poder. Revista Ciencia y Cultura, 23(43), 99-118. Recuperado de http://www.scielo.org.bo/pdf/rcc/v23n43/v23n43_a06.pdf DOI: https://doi.org/10.35319/rcyc.2019431183

Rendón, P., Fredericksen, E., Salvatierra, D., Mencías, J., & Trigo, D. (2007). Itinerancias identitarias. Permanencias y cambios sociales. Memorias de la XX Reunión Anual de Etnología. Tomo II. La Paz: Museo Nacional de Etnografía y Folklore. La Paz: Fundación Cultural del Banco Central de Bolivia.

Quiroga, M. (2009). Figuras, rostros, máscaras: las identidades en Bolivia. La Paz: Fundación UNIR Bolivia.

Rossells, B. (2018). El poder de la música y la danza en Bolivia: Historia social (1850-1952). La Paz: Instituto de Estudios Bolivianos.

Schenkel, E. y Pérez, M. (2019). Un abordaje teórico de la investigación cualitativa como enfoque metodológico. Acta Geográfica, 12(30), 227-233. https://doi.org/10.18227/2177-4307.acta.v12i30.5201 DOI: https://doi.org/10.18227/2177-4307.acta.v12i30.5201

Stenberg, R. (1989). El triángulo del amor. Barcelona: Paidós.

Sordini, M. (2019). La entrevista en profundidad en el ámbito de la gestión pública. Revista reflexiones, 98(1), 75-88. Recuperado de https://www.scielo.sa.cr/pdf/reflexiones/v98n1/1659-2859-reflexiones-98-01-69.pdf DOI: https://doi.org/10.15517/rr.v98i1.33083

Vilchis, A. (2014). La Escuela–Ayllu de Warisata, Bolivia y sus relaciones con México. De Raíz Diversa. Revista Especializada en Estudios Latinoamericanos, 1(1), 145-170. https://doi.org/10.22201/ppela.24487988e.2014.1.58210 DOI: https://doi.org/10.22201/ppela.24487988e.2014.1.58210

Concept of love in the Huayño dance

Publicado

2023-08-29

Como Citar

Cuevas-Pérez , C. D., Aponte-Daza, V. C., & Pinto T, B. (2023). Conceito de amor na dança do Huayño. Revista AJAYU, 21(2), 209–227. https://doi.org/10.35319/ajayu.212238

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)