Atitudes frente ao processo de emancipação e separação familiar em universitários da cidade de La Paz
DOI:
https://doi.org/10.35319/ajayu.192190Palavras-chave:
attitude, youths, process, emancipation, disengagementResumo
O objetivo desta pesquisa foi verificar se os jovens da Universidade Católica Boliviana "San Pablo" têm uma atitude favorável ou desfavorável em relação ao processo de emancipação e separação familiar. Para atingir esse objetivo, foi realizada uma pesquisa descritiva-comparativa de natureza quantitativa. Para tanto, trabalhamos com 353 alunos, do quarto ao oitavo semestre das diferentes faculdades da universidade, a partir de uma escala própria, denominada atitudes frente ao processo de emancipação e separação familiar (Pinto e Mendoza 2019). Os resultados obtidos com base no coeficiente Alfa de Cronbach, determinaram a confiabilidade e consistência do instrumento, que mostra uma atitude favorável ao processo de emancipação e separação familiar, uma vez que os 36 elementos da escala refletiram um alto nível de confiabilidade, implicando na consistência e validade interna do instrumento. Da mesma forma, o resultado obtido ao analisar as faixas etárias, identificou que os jovens entre 24 a 26 anos, possuem maior predisposição a este processo, da mesma forma, ao comparar o sexo feminino e masculino, determinou-se que existia não há diferença significativa entre os dois, enfim, entre os três componentes que constituem uma atitude, o mais destacado é o cognitivo, depois o afetivo e por último o comportamental, portanto, pode-se concluir que a escala elaborada, tem excelente validade, refletindo que o instrumento mede verdadeiramente atitudes frente ao processo de emancipação e separação familiar.
Downloads
Referências
Albarracín, D., Johnson, B., Zanna, M.P. y Kumkale, G.T. (2005). Attitudes: Introduction and Scope. Mahwah, N.J.: Lawrence Erlbaum Associates, Inc.
Allport, G. (1935). Handbook of social psichology, Boston: Houghton Mifflin.
Arguedas, O. (2009). La pregunta de investigación, Acta Médica Costarricense 51 (2), 89-90.
Arnau, L. (2010). La orientación de las personas desempleadas para la adaptación al cambio profesional: elaboración, aplicación y evaluación de un programa de orientación aplicado a alumnos de formación profesional para el empleo. Tesis Doctoral, Universidad Autónoma de Barcelona, Barcelona.
Baena, G. (2014). Metodología de la investigación. México, D.F.: Grupo Editorial Patria
Bohner, G. y Dickel, N. (2011). Actitudes y cambio de actitud. Revisión anual de psicología, 62, 391-417.
CEPAL (Comisión Económica para América Latina y el Caribe) (2014), Estudio Económico de América Latina y el Caribe, 2014 (LC/G.2619-P), Santiago de Chile.
Cuenya, L. y Ruetti, E. (2010). Controversias epistemológicas y metodológicas entre el paradigma cualitativo y cuantitativo en psicología. Revista Colombiana de Psicología, 19 (2), 271-277. http://www.scielo.org.co/pdf/rcps/v19n2/v19n2a09.pdf
Dreezens, E., Martijn, C., Tenbült, P., Kok, G. J., y Vries, N. (2005). Food and values: an examination of values underlying attitudes toward genetically modified- and organically grown food products. Appetite, 44(1), 115-122.
Flores, C. (2017). Actitud de futuros maestros frente al uso de TIC en educación: un análisis descriptivo. Notandum, 44, 53-68.
Gamundi, P. (2010). Emancipación juvenil a través de la formación de la pareja, una comparación entre los censos de 1991 y de 2001. Revista de sociología, 95 (3), 757-777. https://doi.org/10.5565/rev/papers.50
García, A. (2017). Emancipación residencial y sistema de provisión de vivienda: la heterogeneidad autonómica del modelo español. Revista Española de Investigaciones Sociológicas, 159, 51-71.
García, M. y Rodríguez, P. (2007). La formación por competencias profesionales. Evaluación y mejora de las competencias del profesor de formación vial desde un modelo de cambio de actitudes. Educación XXI, (10), 107-136.
García, M. y Rodríguez, P. (2007). La formación por competencias profesionales. Evaluación y mejora de las competencias del profesor de formación vial desde un modelo de cambio de actitudes. Educación XXI, (10), 107-136.
González, A. y Sempere, J. (2012). Metodología y técnicas cuantitativas de investigación, España: Editorial universitat politécnica de Valencia.
González, A. y Sempere, J. (2012). Metodología y técnicas cuantitativas de investigación, España: Editorial universitat politécnica de Valencia.
Hernández Sampieri, R., Fernández Collado, C., y Baptista Lucio, P (2014). Metodología de la investigación (6ª. ed). México: McGraw-Hill.
Hernández, J. (2003). La emancipación juvenil: Un análisis estadístico aplicado a la Comunidad de Madrid. Tesis Doctoral. Facultad de Ciencias Económicas y Empresariales, Universidad Complutense de Madrid.
ITSO (2014) Instituto Tecnológico de Sonora, Actitudes y Formación de Actitudes, Sonora, México.
Johnson, B., Maio, G.R. y Smith-McLallen, A. (2005). Comunicación y cambio de actitud: causas, procesos y efectos. El manual de actitudes, 617-669.
Molinar Monsiváis, J., y Cervantes Herrera, A. (2021). Actitudes percibidas en el discurso narrativo docente hacia el alumnado con TDAH. Un estudio de observación indirecta. Revista de estudios y experiencias en educación, 20(42), 87-100. https://doi.org/10.21703/rexe.20212042molinar5
Ortega, C. (25 de junio 2017). Jóvenes salen de casa a los 25 años. El Día. p. 1 https://www.eldia.com.bo/index.php?cat=362&pla=3&id_articulo=229480
Otzen, T. y Manterola, C. (2017). Técnicas de Muestreo sobre una Población a Estudio. Int. J. Morphol, 35,(1), 227-232.
Parra, J. (2014). Obtenido de https://www.researchgate.net/publication/321275131_La_evolucion_de_las_estructuras_familiares_en_America_Latina_1990-2010_Los_retos_de_la_pobreza_la_vulnerabilidad_y_el_cuidado
Pinto, B. (2012). Colisión, colusión y complementariedad en las relaciones conyugales. Ajayu Órgano de Difusión Científica del Departamento de Psicología UCBSP, 3(1), 57-85.
Sullcaray, S. (2013). Metodología de la Investigación, Perú: Fondo Editorial de la Universidad Continental.
Supo, J. (2013). Cómo validar un instrumento, Perú: Hecho el depósito legal en la Biblioteca Nacional del Perú.
Thurstone, L. (1931). Attitudes can be measured. American Journal of Sociology, 33, 529-554. https://doi.org/10.1086/214483
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Revista AJAYU
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
De acuerdo a la Ley 1322 de Derechos de Autor en Bolivia, la revista de psicologia AJAYU respeta los derechos morales de los autores, amparando la parternidad e integridad de sus obras publicadas.