Tutores de Resiliência ou longo do Ciclo de Vida
DOI:
https://doi.org/10.35319/ajayu.231274Palavras-chave:
tutores de resiliência, resiliência, apego, ciclo vital, figuras parentaisResumo
O apoio dos tutores de resiliência é fundamental para mitigar os efeitos negativos de experiências adversas ao longo do ciclo de vida. Este estudo teve como objetivo identificar os principais tutores de resiliência na Argentina, México, Paraguai e Colômbia, diferenciando seu impacto de acordo com três grupos etários (5-12, 13-21 e 22 anos ou mais). Foi utilizado um desenho não experimental, transversal e descritivo, com uma amostra de 1.615 participantes. Um questionário ad hoc foi aplicado para avaliar a percepção dos tutores de resiliência em cada país e grupo etário. Os resultados indicam que, na infância e adolescência, os tutores predominantes são os pais, seguidos por avós e tios. Na adolescência, novas figuras surgem, como amigos, frases e referências culturais, enquanto na idade adulta destacam-se os cônjuges, profissionais de saúde e o ambiente de trabalho. Essas descobertas ressaltam a variabilidade dos tutores de resiliência ao longo da vida e sua importância no desenvolvimento do bem-estar psicológico.
Downloads
Referências
Abajo, F. (2001). La Declaración de Helsinki VI: Una revisión necesaria, pero ¿suficiente? Revista Española de Salud Pública, 75, p 407-420. https://www.scielosp.org/pdf/resp/2001.v75n5/407-420/es
American Psychological Association. (2010). APA. Diccionario conciso de Psicología. Editorial El Manual Moderno.
Azar de Sporn, Z. (2010). Terapia sistémica de la resiliencia. Abriendo caminos, del sufrimiento al bienestar. Paidós.
Barudy, J., & Dantagnan, M. (2010). Los desafíos invisibles de ser padre o madre: Manual de evaluación de las competencias y la resiliencia parental. Ed. Gedisa.
Bowlby, J. (1978). Attachment theory and its therapeutic implications. Adolescent Psychiatry.
Bowlby, J. (1979). Vínculos afectivos: Formación, desarrollo y pérdida. Ediciones Morata.
Brito, A. (2017). Práctica deportiva: Entrenando en resiliencia. (Tesis de grado, Universidad de La Laguna). Archivo digital. https://riull.ull.es/xmlui/bitstream/handle/915/5569/PRACTICA%20DEPORTIVA%20ENTRENANDO%20EN%20RESILIENCIA.pdf?sequence=1
Calle, D. (2012). Apego, desarrollo y resiliencia. Informes Psicológicos, 12(1), p 25-40. https://revistas.upb.edu.co/index.php/informespsicologicos/article/view/1375
Ceberio, M. (2013). Cenicientas y patitos feos: De la desvalorización a la buena autoestima. Herder.
Ceberio, M. (2015). Guía para padres de adolescentes. Ediciones B
Ceberio, M. (2023). Tutores de resiliencia no humanos: Cuentos, historias, filmes como motivadores para salir de la crisis. Revista ConCiencia, 8(Especial), p 118-136. https://doi.org/10.32654/ConCiencia/eds.especial-8
Ceberio, M. (2013). El cielo puede esperar: La 4a edad: Ser anciano en el siglo XXI (Vol. 2). Ediciones Morata.
Cyrulnik, B. (2001). La maravilla del dolor. Granica.
Cyrulnik, B. (2014). Cuando un niño se da muerte. Gedisa.
Cyrulnik, B. (2015). Las almas heridas: Las huellas de la infancia, la necesidad del relato y los mecanismos de la memoria. Gedisa.
Cyrulnik, B. (2020). Autobiografía de un espantapájaros: Testimonios de resiliencia: El retorno a la vida. Gedisa.
Díaz, M. (2017). Antrozoología y la relación humano/perro. Editorial de la Universidad de Flores.
Girard, G. (2007). La espiritualidad: ¿promueve la resiliencia? En M. Munist, N. Suárez Ojeda, D. Krauskopf & T. Silber (Comps.), Adolescencia y resiliencia p 139-151. https://www.adolescenciaalape.com/sites/www.adolescenciaalape.com/files/Espiritualidad%20-Promueve%20resiliencia%20-%20G%20Girard.pdf
Fernández, M., Palomero, J., y Teruel, M. (2009). El desarrollo socioafectivo en la formación inicial de los maestros. http://hdl.handle.net/10201/144038
Hernández, R., Fernández, C., y Baptista, P. (2006). Capítulo 3. Planteamiento del problema cuantitativo. En: Metodología de la investigación p 45-62. https://salazarvirtual.sistemaeducativosalazar.mx/assets/biblioteca/f523c61fb920296b45f1b574a5d69639-Actividad%204_Planteamiento%20del%20problema%20cuantitativo.pdf
Jerez, A., Quiroz, N. (2017). Relación entre estilos de apego inseguros y dificultades en las relaciones de pareja. https://repository.ucc.edu.co/entities/publication/4697b6d1-6a68-4de7-85c6-40430801dffb
Jiménez, C. (2019). Recensión de libro: Tutores de resiliencia. Revista de Psicoterapia, 30(112), p 223-226. https://dialnet.unirioja.es/servlet/articulo?codigo=6909126
Marrone, M. (2001). La teoría del apego. Un enfoque actual. Psimática.
Pereda, N. (2011). Resiliencia en niños víctimas de abuso sexual: El papel del entorno familiar y social. Educación Social: Revista de Intervención Socioeducativa. https://www.raco.cat/index.php/EducacioSocial/article/download/250183/369145/0
Phillips, D. A., & Shonkoff, J. P. (Eds.). (2000). From neurons to neighborhoods: The science of early childhood development. https://citeseerx.ist.psu.edu/document?repid=rep1&type=pdf&doi=eed16fd79ba1995d88f1a6cda3049802bedafb64
Pinel, C., Pérez, M., y Carrión, J. (2019). Relación entre género, resiliencia y autoconcepto académico y social en la adolescencia. Revista de Psicología y Educación. : https://doi.org/10.23923/rpye2019.02.176
Puig, G., & Rubio, J. (2011). Manual de resiliencia aplicada. Gedisa.
Puig, G., & Rubio, J. (2015). Tutores de resiliencia: Dame un punto de apoyo y moveré mi mundo. Editorial Gedisa.
Russow, L. (2002). Ethical implications of the human - animal bond in the laboratory. ILAR Journal, 43(1), p 33-37. https://doi.org/10.1093/ilar.43.1.33
Uriarte Arciniega, J. (2005). La resiliencia: Una nueva perspectiva en psicopatología del desarrollo. Revista de Psicodidáctica, 10(2), p 61-80. https://ojs.ehu.eus/index.php/psicodidactica/article/download/190/186
Vanistedael, S., Gaberan, P., Humbeek, B., Lecomte, J., Manil, P., & Rouyer, M. (2013). Resiliencia y humor. Gedisa.

Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Revista AJAYU

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
De acuerdo a la Ley 1322 de Derechos de Autor en Bolivia, la revista de psicologia AJAYU respeta los derechos morales de los autores, amparando la parternidad e integridad de sus obras publicadas.