Violéncia contra a mulher no contexto universitário
DOI:
https://doi.org/10.35319/ajayu.192184Palavras-chave:
mulheres, violência, universitáriaResumo
O objetivo da pesquisa foi gerar conhecimento sobre como a violência contra estudantes do sexo feminino se reproduz no espaço universitário. Foi realizado com uma amostra não probabilística composta por 834 participantes do sexo feminino. A idade dos respondentes variou entre 17 e 55 anos (M = 21,9; DP = 3,60); e a maioria (84,8%; n = 707) afirmou morar com os pais. A amostra contou com a participação de alunos de graduação, pós-graduação e ex-alunos de várias faculdades em cinco cidades da Bolívia. Os achados mostram que no espaço universitário as manifestações de violência contra a mulher são identificadas,principalmente, por professores e alunos do sexo masculino; que a prevalência de sua ocorrência aumenta nos espaços lotados da Universidade e que a resposta institucional para a redução da violência ainda não foi claramente identificada. Os resultados fornecem orientação sobre a necessidade de uma resposta institucional mais vigorosa e amplamente comunicada para ser capaz de transformar o contexto universitário em um ambiente seguro e equitativo para as mulheres
Downloads
Referências
Amoros, C. (1991). Hacía una crítica de la razón patriarcal. Barcelona: Anthropos.
Bodelon, E., Igareda, N., & Casas, G. (2012). Violencia sexual, acoso y miedo al delito. Universidad Autónoma de Barcelona: Comisión Europea. http://www.gendercrime.eu/pdf/gendercrime_country_report_spain_spanish.pdf
Bourdieu, P. (2000). La dominación masculina (J. Jordán, Trad.; 2.a ed.). Anagrama. (Trabajo original publicado en 1998)
Butler, J. (2002). Cuerpos que importan: Sobre los límites materiales y discursivos del sexo (A. Bixio, Trad.). Paidós. (Trabajo original publicado en 1993)
Butler, J. (2007). El género en disputa: El feminismo y la subverbación de la realidad (A. Muñoz, Trad.; 3.a ed.). Paidós. (Trabajo original publicado en 1999)
Casals Cervós, J. (s.f). ¿Qué nos dicen las encuestas y los estudios?. Cuadernos de pedagogía, 359, 44-51. http://www.deciencias.net/convivir/2.protocolos/P.guias.convivir/Cuadernos_Pedagogia-359/2.Diagnpsticos/2.Encuestas_estudios(Judith_Casals).pdf
Cerdas, E. (2015). Desafíos de la educación para la paz hacia la construcción de una cultura de paz. Educare, 19(2), 135-154. https://www.scielo.sa.cr/scielo.php?pid=S1409-42582015000200009&script=sci_arttext
Contreras, J., Bott, S., Guedes, A., & Dartnall, E. (2010). Violencia sexual en Latinoamérica y El Caribe: Análisis de datos secundarios. http://clacaidigital.info/bitstream/handle/123456789/980/violencia_sexual_la_y_caribe_.pdf
Contreras, Cruz Soto, L. A. (2010). El concepto de autoridad en el pensamiento de Aristóteles y su relación con el concepto de autoridad en el comportamiento administrativo. Revista editada por la División de Investigación de la Facultad de Contaduría y Administración de la Universidad Autónoma de México. Recuperado el 1 de febrero de 2010. https://web.archive.org/web/20100427124833/http://contaduriayadministracionunam.mx/articulo-2-185-24.html
Echeverría Echeverría, R., Paredes Guerrero, L., Diódora Kantún Chim, M., Batún Cutz, J., & Carrillo Trujillo, C. (2017). Acoso y hostigamiento sexual en estudiantes universitarios: un acercamiento cuantitativo. Enseñanza e investigación en Psicología, 22(1), 15-26. http://redi.uady.mx:8080/bitstream/handle/123456789/2710/29251161002.pdf
Ellsberg, M., & Heise, L. (2005). Researching violence against women: A practical guide for researchers and activists [Investigar la violencia contra las mujeres: Guía práctica para investigadores y activistas]. World Health Organization. https://apps.who.int/iris/bitstream/handle/10665/42966/9241546476_eng.pdf
Foucault, M. (1991). El sujeto y el poder. Precedido por tiempo y espacio en el discurso de Michel Foucault. Gómez, C. & Ochoa, J. (Trad.) Bogotá: Carpe Diem Ediciones.
Foucault, M. (2002a). El orden del discurso. (A. Gonzáles, Trad.; 2.a ed.). Tusquets. (Trabajo original publicado en 1973)
Foucault, M. (2002b). Vigilar y castigar: Nacimiento de la prisión (A. Garzón, Trad.). Siglo Veintiuno. (Trabajo original publicado en 1975)
Gherardi, N. (2016) Otras formas de violencia contra las mujeres que reconocer, nombrar y visibilizar. Santiago: Naciones Unidas.
Instituto Nacional de Estadística, Ministerio de Justicia y Transparencia. (2016). Encuesta de prevalencia y características de la Violencia contra las mujeres 2016. Instituto Nacional de Estadística; Ministerio de Justicia y Transparencia. https://oig.cepal.org/es/documentos/encuesta-prevalencia-caracteristicas-la-violenciamujeres-201
Justicia, F., Benítez Muñoz, J., & Fernández De Haro, E. (2006). Caracterización del acoso psicológico en el contexto universitario. Revista de Psicología del trabajo y de las organizaciones, 22 (3), 293-308. Colegio Oficial de Psicólogos de Madrid. https://www.redalyc.org/pdf/2313/231317121004.pdf
Kays, K. M., Keith, T. L., & Broughal, M. T. (2013). Best practice in online survey research with sensitive topics. In Advancing research methods with new technologies (pp. 157-168). IGI Global.
López Roldán, P., & Fachelli, S. (2015). Metodología de la investigación social cuantitativa (1a. ed.). Universidad Autónoma de Barcelona. https://ddd.uab.cat/pub/caplli/2016/163567/metinvsoccua_a2016_cap2-3.pdf
López Romo, H. (1998). La metodología de encuesta. En L. Galido Caceres (Coord.), Técnicas de investigación en sociedad, cultura y comunicación (33-73). Logman. https://biblioteca.marco.edu.mx/files/metodologia_encuestas.pdf
McCarry, M., Donaldson, A., McCullough, A., McGoldrick, R., & Stevenson, K. (2018). Equally safe in higher education research toolkit: Guidance for conducting research into gender-based violence in scottish higher education institutions [Igualdad de seguridad en la enseñanza superior caja de herramientas de investigación: Guía para la realización de investigaciones sobre la violencia de género en las instituciones de enseñanza superior escocesas]. University of Strathclyde. https://strathprints.strath.ac.uk/69566/1/McCarry_etal_ESHE_2018_Guidance_for_conducting_research_into_gender_based_violence_in_scottish_higher_education_institutions.pdf
Montecino, X., & Villegas, M. (s.f.). Percepción de chilenas frente a situaciones de acoso sexual en espacios públicos en Santiago de Chile: una problemática no visibilizada: Encuesta de percepción de chilenas sobre el acoso sexual en espacios públicos. Escuela de Psicología de la Universidad de Santiago de Chile. https://www.survio.com/survey/d/J7L3Z3N9K1U1T8P1Q
Nash, M. (1985). Invisibilidad y presencia de la mujer en la historia. Historia, 10, 101-120. https://www.estudioshistoricos.inah.gob.mx/revistaHistorias/wpcontent/uploads/historias_10_101-120.pdf
Piñuel Zabala, I., & Oñate Cantero, A. (2006). La evaluación y diagnóstico del mobbing o acoso psicológico en la organización: el Barómetro Cisneros. Revista de Psicología deltrabajo y de las organizaciones, 22 (3), 309-332. https://journals.copmadrid.org/jwop/art/4b0250793549726d5c1ea3906726ebfe
Rico, N. (1996). Violencia de género: un problema de derechos humanos. CEPAL
Rodríguez Soriano, C., & Martínez Camacho, I. (s.f.). Encuesta sobre Acoso y Hostigamiento Sexual. Sociedad de Alumnos y la Consejería de la Facultad de Ciencias de la Comunicación. https://www.survio.com/survey/d/G9F6A3G7H8X0X9M4R?preview=1
Teays, W. (2019). Analyzing violence against women [Analizar la violencia contra las mujeres]. Mount Saint Mary's University: Springer. https://www.springer.com/series/6234
Tower, J., Walby, S., Balderston, S., Corradi, C., Francis, B., HeiskanenM., HelwegLarsen, K., Mergaert, L., Olive, P., Palmer, E., Stöckl, H., & Strid, S. (2017). The concept and measurement of violence against women and men [El concepto y la medición de la violencia contra las mujeres y los hombres] (1a. ed.). University of Briston. https://www.researchgate.net/publication/314067944_The_Concept_and_Measurement_of_Violence_against_Women_and_Men
Universidad Complutense de Madrid., Means Evaluación, & Unidad de igualdad de género. (2018). Estudio sobre el acoso sexual, acoso sexista, acoso por orientación sexual y acoso por identidad y expresión de género en la Universidad Complutense de Madrid. Universidad Complutense de Madrid.; Means Evaluación; Unidad de igualdad de género. https://www.ucm.es/data/cont/media/www/pag-3331/Estudio%20Acoso%20Complutense_Means%20Evaluaci%C3%B3n_2018.pdf
Universidad Mayor de San Andrés, Fondo de Población de las Naciones Unidas. (2017). Violencia de género entre jóvenes estudiantes [Folleto]. Universidad Mayor de San Andrés; Fondo de Población de las Naciones Unidas. https://bolivia.unfpa.org/sites/default/files/pubpdf/PLEGABLE-violencia-de-genero-jovenes.pdf
Universidad Mayor de San Andrés y Fondo de Población de las Naciones Unidas. (s. f.). Estudio revela violencia de género entre jóvenes universitarios. La Cátedra. Recuperado el 17 de mayo de 2021. http://www.lacatedra.umsa.bo/web/la-catedra/5/-/asset_publisher/rs6Y/content/estudio-revela-violencia-de-genero-entre-jovenesuniversitarios
Visser, J., & Mayor, F. (2002) La educación y el aprendizaje en el tiempo de las nuevas tecnologías de información y de comunicación: Diálogo entre Federico Mayor y Jan Visser. Comunidad y libertad en Internet. Fundación Cultura de Paz.
Wood, E., Nosko, A., Desmarais, S., Ross, C., & Irvine, C. (2006). Online and traditional paper-and-pencil survey administration: Examining experimenter presence, sensitive materialand long surveys. The Canadian Journal of Human Sexuality, 15(3/4), 147.
Zamudio Sánchez, F., Andrade Barrera, M., Arana Ovalle, R., & Alvarado Segura, A. (2017). Violencia de género sobre estudiantes universitarios(as). Convergencia, 24 (75), 2-132. Tolupa. http://www.scielo.org.mx/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1405-14352017000300133
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Revista AJAYU
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
De acuerdo a la Ley 1322 de Derechos de Autor en Bolivia, la revista de psicologia AJAYU respeta los derechos morales de los autores, amparando la parternidad e integridad de sus obras publicadas.