Violéncia contra a mulher no contexto universitário

Autores

  • Darlin Alanez Universidad Católica Boliviana
  • Ana Maria Arias Universidad Católica Boliviana
  • Nirvana Artieda Universidad Católica Boliviana
  • Paola Bedoya Universidad Católica Boliviana
  • Flavia Durán Universidad Católica Boliviana
  • Marcela Losantos Universidad Católica Boliviana https://orcid.org/0000-0001-8287-7858
  • Marystela De Gumucio Universidad Católica Boliviana
  • Diego Lucano Universidad Católica Boliviana
  • Jazmín Mazó Universidad Católica Boliviana
  • Dayanne Orellana Universidad Católica Boliviana
  • Camilo Quintanilla Universidad Católica Boliviana
  • Micaela Vildoso Universidad Católica Boliviana
  • Andrés Villalobos Universidad Católica Boliviana

DOI:

https://doi.org/10.35319/ajayu.192184

Palavras-chave:

mulheres, violência, universitária

Resumo

O objetivo da pesquisa foi gerar conhecimento sobre como a violência contra estudantes do sexo feminino se reproduz no espaço universitário. Foi realizado com uma amostra não probabilística composta por 834 participantes do sexo feminino. A idade dos respondentes variou entre 17 e 55 anos (M = 21,9; DP = 3,60); e a maioria (84,8%; n = 707) afirmou morar com os pais. A amostra contou com a participação de alunos de graduação, pós-graduação e ex-alunos de várias faculdades em cinco cidades da Bolívia. Os achados mostram que no espaço universitário as manifestações de violência contra a mulher são identificadas,principalmente, por professores e alunos do sexo masculino; que a prevalência de sua ocorrência aumenta nos espaços lotados da Universidade e que a resposta institucional para a redução da violência ainda não foi claramente identificada. Os resultados fornecem orientação sobre a necessidade de uma resposta institucional mais vigorosa e amplamente comunicada para ser capaz de transformar o contexto universitário em um ambiente seguro e equitativo para as mulheres

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Darlin Alanez, Universidad Católica Boliviana

Sociedad Científica, Departamento de Ciencias de la Comunicación Social.

Ana Maria Arias, Universidad Católica Boliviana

Instituto de Investigaciones en Ciencias del Comportamiento.

Nirvana Artieda, Universidad Católica Boliviana

Sociedad Científica, Departamento de Ciencias de la Comunicación Social.

Paola Bedoya, Universidad Católica Boliviana

Sociedad Científica, Departamento de Ciencias de la Comunicación Social.

Flavia Durán, Universidad Católica Boliviana

Sociedad Científica, Departamento de Ciencias de la Comunicación Social.

Marcela Losantos, Universidad Católica Boliviana

Coordinadora del Instituto de Investigaciones en Ciencias del Comportamiento, docente de posgrado en la Especialidad y la Maestría de Terapia Familiar de la carrera de Psicología y Coordinadora nacional del Programa de Cooperación interuniversitaria VLIR-UOS en la Universidad Católica Boliviana “San Pablo”.

Marystela De Gumucio, Universidad Católica Boliviana

Sociedad Científica, Departamento de Ciencias de la Comunicación Social.

Diego Lucano, Universidad Católica Boliviana

Sociedad Científica, Departamento de Ciencias de la Comunicación Social.

Jazmín Mazó, Universidad Católica Boliviana

Instituto de Investigaciones en Ciencias del Comportamiento.

Dayanne Orellana, Universidad Católica Boliviana

Instituto de Investigaciones en Ciencias del Comportamiento.

Camilo Quintanilla, Universidad Católica Boliviana

Sociedad Científica, Departamento de Ciencias de la Comunicación Social.

Micaela Vildoso, Universidad Católica Boliviana

Sociedad Científica, Departamento de Ciencias de la Comunicación Social.

Andrés Villalobos, Universidad Católica Boliviana

Departamento de Psicología.

Referências

Amoros, C. (1991). Hacía una crítica de la razón patriarcal. Barcelona: Anthropos.

Bodelon, E., Igareda, N., & Casas, G. (2012). Violencia sexual, acoso y miedo al delito. Universidad Autónoma de Barcelona: Comisión Europea. http://www.gendercrime.eu/pdf/gendercrime_country_report_spain_spanish.pdf

Bourdieu, P. (2000). La dominación masculina (J. Jordán, Trad.; 2.a ed.). Anagrama. (Trabajo original publicado en 1998)

Butler, J. (2002). Cuerpos que importan: Sobre los límites materiales y discursivos del sexo (A. Bixio, Trad.). Paidós. (Trabajo original publicado en 1993)

Butler, J. (2007). El género en disputa: El feminismo y la subverbación de la realidad (A. Muñoz, Trad.; 3.a ed.). Paidós. (Trabajo original publicado en 1999)

Casals Cervós, J. (s.f). ¿Qué nos dicen las encuestas y los estudios?. Cuadernos de pedagogía, 359, 44-51. http://www.deciencias.net/convivir/2.protocolos/P.guias.convivir/Cuadernos_Pedagogia-359/2.Diagnpsticos/2.Encuestas_estudios(Judith_Casals).pdf

Cerdas, E. (2015). Desafíos de la educación para la paz hacia la construcción de una cultura de paz. Educare, 19(2), 135-154. https://www.scielo.sa.cr/scielo.php?pid=S1409-42582015000200009&script=sci_arttext

Contreras, J., Bott, S., Guedes, A., & Dartnall, E. (2010). Violencia sexual en Latinoamérica y El Caribe: Análisis de datos secundarios. http://clacaidigital.info/bitstream/handle/123456789/980/violencia_sexual_la_y_caribe_.pdf

Contreras, Cruz Soto, L. A. (2010). El concepto de autoridad en el pensamiento de Aristóteles y su relación con el concepto de autoridad en el comportamiento administrativo. Revista editada por la División de Investigación de la Facultad de Contaduría y Administración de la Universidad Autónoma de México. Recuperado el 1 de febrero de 2010. https://web.archive.org/web/20100427124833/http://contaduriayadministracionunam.mx/articulo-2-185-24.html

Echeverría Echeverría, R., Paredes Guerrero, L., Diódora Kantún Chim, M., Batún Cutz, J., & Carrillo Trujillo, C. (2017). Acoso y hostigamiento sexual en estudiantes universitarios: un acercamiento cuantitativo. Enseñanza e investigación en Psicología, 22(1), 15-26. http://redi.uady.mx:8080/bitstream/handle/123456789/2710/29251161002.pdf

Ellsberg, M., & Heise, L. (2005). Researching violence against women: A practical guide for researchers and activists [Investigar la violencia contra las mujeres: Guía práctica para investigadores y activistas]. World Health Organization. https://apps.who.int/iris/bitstream/handle/10665/42966/9241546476_eng.pdf

Foucault, M. (1991). El sujeto y el poder. Precedido por tiempo y espacio en el discurso de Michel Foucault. Gómez, C. & Ochoa, J. (Trad.) Bogotá: Carpe Diem Ediciones.

Foucault, M. (2002a). El orden del discurso. (A. Gonzáles, Trad.; 2.a ed.). Tusquets. (Trabajo original publicado en 1973)

Foucault, M. (2002b). Vigilar y castigar: Nacimiento de la prisión (A. Garzón, Trad.). Siglo Veintiuno. (Trabajo original publicado en 1975)

Gherardi, N. (2016) Otras formas de violencia contra las mujeres que reconocer, nombrar y visibilizar. Santiago: Naciones Unidas.

Instituto Nacional de Estadística, Ministerio de Justicia y Transparencia. (2016). Encuesta de prevalencia y características de la Violencia contra las mujeres 2016. Instituto Nacional de Estadística; Ministerio de Justicia y Transparencia. https://oig.cepal.org/es/documentos/encuesta-prevalencia-caracteristicas-la-violenciamujeres-201

Justicia, F., Benítez Muñoz, J., & Fernández De Haro, E. (2006). Caracterización del acoso psicológico en el contexto universitario. Revista de Psicología del trabajo y de las organizaciones, 22 (3), 293-308. Colegio Oficial de Psicólogos de Madrid. https://www.redalyc.org/pdf/2313/231317121004.pdf

Kays, K. M., Keith, T. L., & Broughal, M. T. (2013). Best practice in online survey research with sensitive topics. In Advancing research methods with new technologies (pp. 157-168). IGI Global.

López Roldán, P., & Fachelli, S. (2015). Metodología de la investigación social cuantitativa (1a. ed.). Universidad Autónoma de Barcelona. https://ddd.uab.cat/pub/caplli/2016/163567/metinvsoccua_a2016_cap2-3.pdf

López Romo, H. (1998). La metodología de encuesta. En L. Galido Caceres (Coord.), Técnicas de investigación en sociedad, cultura y comunicación (33-73). Logman. https://biblioteca.marco.edu.mx/files/metodologia_encuestas.pdf

McCarry, M., Donaldson, A., McCullough, A., McGoldrick, R., & Stevenson, K. (2018). Equally safe in higher education research toolkit: Guidance for conducting research into gender-based violence in scottish higher education institutions [Igualdad de seguridad en la enseñanza superior caja de herramientas de investigación: Guía para la realización de investigaciones sobre la violencia de género en las instituciones de enseñanza superior escocesas]. University of Strathclyde. https://strathprints.strath.ac.uk/69566/1/McCarry_etal_ESHE_2018_Guidance_for_conducting_research_into_gender_based_violence_in_scottish_higher_education_institutions.pdf

Montecino, X., & Villegas, M. (s.f.). Percepción de chilenas frente a situaciones de acoso sexual en espacios públicos en Santiago de Chile: una problemática no visibilizada: Encuesta de percepción de chilenas sobre el acoso sexual en espacios públicos. Escuela de Psicología de la Universidad de Santiago de Chile. https://www.survio.com/survey/d/J7L3Z3N9K1U1T8P1Q

Nash, M. (1985). Invisibilidad y presencia de la mujer en la historia. Historia, 10, 101-120. https://www.estudioshistoricos.inah.gob.mx/revistaHistorias/wpcontent/uploads/historias_10_101-120.pdf

Piñuel Zabala, I., & Oñate Cantero, A. (2006). La evaluación y diagnóstico del mobbing o acoso psicológico en la organización: el Barómetro Cisneros. Revista de Psicología deltrabajo y de las organizaciones, 22 (3), 309-332. https://journals.copmadrid.org/jwop/art/4b0250793549726d5c1ea3906726ebfe

Rico, N. (1996). Violencia de género: un problema de derechos humanos. CEPAL

Rodríguez Soriano, C., & Martínez Camacho, I. (s.f.). Encuesta sobre Acoso y Hostigamiento Sexual. Sociedad de Alumnos y la Consejería de la Facultad de Ciencias de la Comunicación. https://www.survio.com/survey/d/G9F6A3G7H8X0X9M4R?preview=1

Teays, W. (2019). Analyzing violence against women [Analizar la violencia contra las mujeres]. Mount Saint Mary's University: Springer. https://www.springer.com/series/6234

Tower, J., Walby, S., Balderston, S., Corradi, C., Francis, B., HeiskanenM., HelwegLarsen, K., Mergaert, L., Olive, P., Palmer, E., Stöckl, H., & Strid, S. (2017). The concept and measurement of violence against women and men [El concepto y la medición de la violencia contra las mujeres y los hombres] (1a. ed.). University of Briston. https://www.researchgate.net/publication/314067944_The_Concept_and_Measurement_of_Violence_against_Women_and_Men

Universidad Complutense de Madrid., Means Evaluación, & Unidad de igualdad de género. (2018). Estudio sobre el acoso sexual, acoso sexista, acoso por orientación sexual y acoso por identidad y expresión de género en la Universidad Complutense de Madrid. Universidad Complutense de Madrid.; Means Evaluación; Unidad de igualdad de género. https://www.ucm.es/data/cont/media/www/pag-3331/Estudio%20Acoso%20Complutense_Means%20Evaluaci%C3%B3n_2018.pdf

Universidad Mayor de San Andrés, Fondo de Población de las Naciones Unidas. (2017). Violencia de género entre jóvenes estudiantes [Folleto]. Universidad Mayor de San Andrés; Fondo de Población de las Naciones Unidas. https://bolivia.unfpa.org/sites/default/files/pubpdf/PLEGABLE-violencia-de-genero-jovenes.pdf

Universidad Mayor de San Andrés y Fondo de Población de las Naciones Unidas. (s. f.). Estudio revela violencia de género entre jóvenes universitarios. La Cátedra. Recuperado el 17 de mayo de 2021. http://www.lacatedra.umsa.bo/web/la-catedra/5/-/asset_publisher/rs6Y/content/estudio-revela-violencia-de-genero-entre-jovenesuniversitarios

Visser, J., & Mayor, F. (2002) La educación y el aprendizaje en el tiempo de las nuevas tecnologías de información y de comunicación: Diálogo entre Federico Mayor y Jan Visser. Comunidad y libertad en Internet. Fundación Cultura de Paz.

Wood, E., Nosko, A., Desmarais, S., Ross, C., & Irvine, C. (2006). Online and traditional paper-and-pencil survey administration: Examining experimenter presence, sensitive materialand long surveys. The Canadian Journal of Human Sexuality, 15(3/4), 147.

Zamudio Sánchez, F., Andrade Barrera, M., Arana Ovalle, R., & Alvarado Segura, A. (2017). Violencia de género sobre estudiantes universitarios(as). Convergencia, 24 (75), 2-132. Tolupa. http://www.scielo.org.mx/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1405-14352017000300133

Violencia contra las mujeres en el contexto universitario

Publicado

2021-08-06

Como Citar

Alanez, D., Arias, A. M., Artieda, N., Bedoya, P., Durán, F., Losantos, M., De Gumucio, M., Lucano, D., Mazó, J., Orellana, D., Quintanilla, C., Vildoso, M., & Villalobos, A. (2021). Violéncia contra a mulher no contexto universitário. Revista AJAYU, 19(2), 316–349. https://doi.org/10.35319/ajayu.192184